Doze distritos do contintente sob 'Aviso Laranja' devido a previsão de chuva forte

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 jan (Lusa) - O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob 'Aviso Laranja' doze distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva forte e persistente, bem como de agitação marítima.

O 'Aviso Laranja', o segundo mais grave numa escala de quatro, vai vigorar entre as 06:00 e as 18:00 de hoje, adianta o IPMA na sua página na Internet.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob 'Aviso Laranja' devido à previsão de chuva forte e de agitação marítima, com ondas que podem chegar aos dez metros de altura.

O 'Aviso Laranja' é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

O IPMA colocou ainda sob 'Aviso Amarelo' os distritos de Setúbal, Beja e Faro até às 06:00 de terça-feira, devido à previsão de agitação marítima.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu muito nublado, com períodos de chuva, por vezes forte e persistente nas regiões norte e centro e Alto Alentejo, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir do meio da tarde.

O IPMA prevê ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada, além da queda de neve nas regiões norte e centro acima de 1.200/1.400 metros a partir da tarde, descendo gradualmente a cota para 800/1.000 metros.

O vento soprará moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), temporariamente com rajadas até 85 km/h, no litoral a norte do Cabo Mondego, e forte a muito forte (40 a 60 km/h) com rajadas até 110 km/h nas terras altas, rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde e diminuindo de intensidade.

De acordo com o IPMA está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima.

Em relação às temperaturas vão variar entre oito graus Celsius de mínima em Bragança, que chegará aos 12 de máxima enquanto Faro será hoje a cidade mais quente com a máxima a chegar aos 19 graus.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 15 e os 18, em Beja, Santarém, Leiria e Coimbra vão variar entre os 14 de mínima e os 17 de máxima. No Porto as máximas vão chegar aos 16, enquanto na Guarda vão variar entre os 09 e os 12 graus Celsius.

RCP // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.