Sete barras do continente fechadas a toda a navegação devido à agitação marítima

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 jan (Lusa) -- Sete barras de Portugal continental estão hoje encerradas a toda a navegação devido à forte agitação marítima, segundo a Marinha portuguesa.

De acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet, estão fechadas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto.

As barras de Viana do Castelo, Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas à navegação, estando a primeira condicionada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros, enquanto as duas últimas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.

Devido à forte agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob 'Aviso Laranja', o segundo mais grave numa escala de quatro, doze distritos de Portugal continental.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu muito nublado, com períodos de chuva, por vezes forte e persistente nas regiões norte e centro e Alto Alentejo, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir do meio da tarde.

O IPMA prevê ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada, além da queda de neve nas regiões norte e centro acima de 1.200/1.400 metros a partir da tarde, descendo gradualmente a cota para 800/1.000 metros.

O vento soprará moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), temporariamente com rajadas até 85 km/h, no litoral a norte do Cabo Mondego, e forte a muito forte (40 a 60 km/h), com rajadas até 110 km/h nas terras altas, rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde e diminuindo de intensidade.

De acordo com o IPMA, está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima.

Em relação às temperaturas, estas vão variar entre oito graus Celsius de mínima em Bragança, que chegará aos 12 de máxima e os 19 de máxima em Faro e Sagres.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre os 15 e os 18, em Beja, Santarém, Leiria e Coimbra vão variar entre os 14 de mínima e os 17 de máxima. No Porto as máximas vão chegar aos 16, enquanto na Guarda vão variar entre os 09 e os 12 graus Celsius.

RCP // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".