Segurança na EN2 reavaliadas na terça-feira depois da derrocada de hoje

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 04 jan (Lusa) -- A Infraestruturas de Portugal (IP) faz na terça-feira uma reavaliação das condições de segurança da Estrada Nacional 2 (EN2), em Vila Real, para decidir se a reabre depois de a ter cortado hoje ao trânsito devido a uma derrocada.

O mau tempo, nomeadamente a forte precipitação, que se fez sentir hoje no distrito de Vila Real provocou uma derrocada na EN2, na zona de Parada de Cunho, entre Vila Real e Santa Marta de Penaguião, que destruiu um anexo agrícola de uma moradia que foi também afetada, o que obrigou ao realojamento de um homem de 66 anos.

Esta derrocada arrastou muito entulho para a EN2, o que conjuntamente com o forte caudal de água que descia a encosta, obrigou ao corte da estrada.

Fonte da IP disse à agência Lusa que durante a manhã de terça-feira será feita uma reavaliação da situação e só depois de decidirá se há condições para reabrir a via ao trânsito.

A IP já tinha explicado que o deslizamento de terras decorreu da elevada pluviosidade que se fez sentir nos últimos dias e que provocou o alagamento de diversos locais da obra de construção da Autoestrada do Marão.

"Desta situação resultou um anormal acumular de água e detritos nos sistemas de drenagem existentes, provocando o seu entupimento e ao desvio do percurso das águas escorrendo para zonas não supostas", salientou a fonte.

A IP disse ainda que alertou a Ferrovial Agroman, empresa responsável pela execução da atual obra no lanço da Autoestrada do Marão, e que, em conjunto, "irá ser estudada uma solução técnica que permita a reparação e correção deste problema".

Segundo fonte da GNR, ao final da tarde mantinha-se também cortada ao trânsito, devido a um desmoronamento, a Estrada Nacional (EN) 304, que liga a Campeã (Vila Real) a Mondim de Basto, na zona de Aveção do Cabo, sendo a alternativa a via que atravessa esta mesma localidade.

Também a Estrada Municipal (EM) 585 foi interrompida nos dois sentidos devido ao deslizamento de terras para a via. A alternativa é a EN 323-3.

O mau tempo condicionou a EN 312, na zona de Cerva, Ribeira de Pena, onde a circulação rodoviária se faz de forma alternada.

O comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, Álvaro Ribeiro, fez à agência Lusa um balanço no mau tempo que afetou o distrito e referiu que, entre as 00:00 e as 18:00, foram contabilizadas 15 ocorrências com intervenção de meios de socorro.

A maior parte das situações estão relacionadas com situações de quedas de terras para o pavimento, entupimento de sarjetas e lençóis de água no solo.

Álvaro Ribeiro referiu ainda que na cidade de Chaves se verificou uma derrocada de um muro que atingiu o anexo de uma habitação e que uma inundação na zona industrial de Vila Real atingiu alguns automóveis.

As situações registadas no distrito de Vila Real mobilizaram vários meios dos diversos corpos de bombeiros, equipas das proteções civis municipais e da IP, bem como os militares da GNR.

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.