Fundo de Resolução irá reaver apenas metade do valor injectado no Novo Banco

Fundo de Resolução irá reaver apenas metade do valor injectado no Novo Banco
| Economia
Porto Canal (DYP)

As propostas vinculativas dos candidatos Apollo, Anbang e Fosun ascendem os 3500 milhões de euros.No entanto, a venda do Novo Banco irá sofrer algumas perdas uma vez que o Fundo de Resolução só irá receber metade dos 4900 milhões injectados no Novo Banco.

Ajustando  o valor descontado das verbas para reforços de capital e imparidades o valor recebido pelo Fundo de Resolução rondará apenas os 2 mil milhões de euros.

Se na realidade a venda corresponder apenas ao montante de 2 mil milhões de euros, não será o suficiente para liquidar o total do empréstimo atríbuido pela linha da troika.

Os 2 mil milhões serão usados para amortizar o empréstimo.

Embora não tenham ainda informações, alguns banqueiros esperam que as contribuições regulares sejam suficientes para acomodar eventuais perdas.

O Banco de Portugal só irá revelar como irá a banca suportar estes prejuízos depois da venda do Novo Banco.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.