Apollo sobe parada para comprar Novo Banco 

Apollo sobe parada para comprar Novo Banco 
| Economia
Porto Canal

Perto da recta final do processo de venda do Novo Banco tudo aponta para que seja disputada entre os candidatos do grupo Apollo e Anbang sendo estes os responsáveis pelas propostas mais elevadas, a Fosun pode estar assim mais longe da compra.

Os norte-americanos aproveitam para rever a sua proposta enquanto os dois grupos chineses mantêm as ofertas anteriores.

O Banco de Portugal acrescenta que "As propostas vinculativas recebidas no dia 30 de junho continuam integralmente válidas, tendo sido entretanto objeto de clarificações no âmbito das discussões havidas com cada um dos três potenciais compradores".

Apesar da revisão da oferta da Apollo os chineses da Anbang seguem com a proposta mais elevada.

O critério de selecção do vencedor passa pelo preço, assim sendo, os potenciais vencedores neste momento são a Apollo ou a Anbang.

Segundo a SIC, o Banco Central Europeu (BCE) irá impôr um aumento de capital de mil milhões de euros, tendo em conta os riscos de incumprimento de créditos concedidos a grandes empresas e accionistas.

Foram injectados 4,9 mil milhões  de euros no Novo Banco dos quais mil milhões advêm das contribuições dos bancos para o Fundo de Resolução.

Se a venda do Novo Banco for abaixo do valor injectado será o Fundo de Resolução a suportar as perdas .

Nuno Amado do BCP , espera que as "contribuições normais, recorrentes e regulares sejam suficientes para absorver o impacto ao longo dos anos".

O Banco de Portugal só irá revelar como serão suportadas eventuais  perdas depois da venda do Novo Banco.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.