BES: "Gatunos, gatunos" são as palavras de ordem em manifestação no Porto 

BES: "Gatunos, gatunos" são as palavras de ordem em manifestação no Porto 
| Norte
Porto Canal (DYP)

Em frente à agência do Novo Banco na Avenida dos Aliados, no Porto, decorreu esta sexta-feira uma manifestação que envolveu cerca de 150 lesados do papel comercial do BES, alguns deles estão concentrados também em frente às instalações do Banco de Portugal .

A agência do antigo BES está fechada e para impedir os manifestantes de baterem nos vidros das instalações contam com a protecção da polícia.

A PSP cortou o trânsito a partir da Rua Elísio de Melo, onde mesmo assim ,os manifestantes avançado alguns metros conseguiram concentrar-se em frente às instalações do Banco de Portugal.

O desagrado pode ser ouvido através de gritos e recurso a apitos e buzinas mas também visto nas paredes de pedra onde durante a noite foram escritas entre muitas palavras “burla” e “roubo”.

Organizado pela Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC) e pelo Movimento de Emigrantes Lesados (MEL), adiantam ainda esperar juntar cerca de 700 pessoas em frente ao Novo Banco dos Aliados.

O Banco de Portugal anunciou, na semana passada, ter recebido uma das três propostas finais revista para a compra do Novo Banco.

"As propostas vinculativas recebidas no dia 30 de Junho continuam integralmente válidas, tendo sido entretanto objecto de clarificações no âmbito das discussões havidas com cada um dos três potenciais compradores", explica o Banco de Portugal.

Os 2.500 clientes do Novo Banco que adquiriram papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) aos balcões do BES, no montante total de 527 milhões de euros ainda não foram reembolsados e não vêem solução para este problema.

Para garantir a capitalização do Novo Banco, a instituição recebeu uma injecção de 4.900 milhões de euros por parte do Fundo de Resolução e deste montante, 3.900 milhões resultam de um empréstimo remunerado feito pelo Estado .

+ notícias: Norte

Português de 26 anos desaparecido na Suíça

Um jovem de 26 anos está desaparecido desde segunda-feira em Sargans, na Suíça, localidade onde reside.

Grupo que fez escravo homem em Bragança fica em liberdade

As quatro pessoas que fizeram escravo um homem com deficiência, em Bragança, ficaram em liberdade a aguardar o desfecho da investigação, avança o jornal ‘Público’. O juiz determinou que os quatro arguidos, suspeitos de explorarem o homem desde 2007 e que hoje em dia tem 54 anos, ficassem com termo de identidade e residência e proibição de contactos com a vítima.

Fogo em garagem destrói carros e deixa mulher ferida em Ovar

Uma mulher de 27 anos sofreu ferimentos graves, na madrugada desta quinta-feira, num incendio que deflagrou numa garagem na Doutor Vale Guimarães em Válega, Ovar, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Voluntários de Ovar.