Presidente da AMI acusa comunidade internacional de "indiferença"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 abr (Lusa) -- O presidente da AMI, Fernando Nobre, lamentou hoje o naufrágio de mais uma embarcação no mar Mediterrâneo e acusou a comunidade internacional de mostrar "pouco interesse" em ajudar a resolver uma situação cuja tendência é agravar-se.

"Infelizmente, o que aconteceu já é uma tragédia recorrente e vai acontecer muitas mais vezes. A comunidade internacional tem sido impotente, eu até diria mais, não sem tem mostrado interessada em parar o caos e a tendência é agravar", disse à agência Lusa o presidente da Assistência Médica Internacional (AMI).

Uma traineira com cerca de 30 metros de comprimento e 700 imigrantes a bordo naufragou na noite de sábado a 60 milhas da costa da Líbia, tendo sido encontrados 28 cadáveres até ao momento.

Segundo os últimos dados divulgados pelas autoridades italianas, estão confirmados 28 sobreviventes e continuam desaparecidos todos os restantes ocupantes da embarcação.

Em declarações à Lusa, Fernando Nobre lembrou que diariamente chegam a Lampedusa cerca de 1.500 refugiados vindos do Médio Oriente e de África.

"O que está a acontecer é apenas a ponta de um 'iceberg' e vai tomar proporções, eu diria bíblicas. Estes naufrágios vão repetir-se a menos que as forças navais ousem entrar nas águas europeias do Mediterrâneo", alertou o responsável.

Fernando Nobre salientou que estes imigrantes são uma "mina de ouro" para os traficantes.

"O que se passa agora é que os traficantes levam as barcaças até ao limite das águas internacionais, não entram nas águas da Europa e abandonam os imigrantes, deixando-os à deriva. Uma barcaça como esta que afundou no fim de semana rendeu a estes traficantes no mínimo entre um milhão e meio e dois milhões de euros. Isso são factos", sublinhou.

O presidente da AMI recordou que o desenvolvimento em África não está na ordem do dia dos países europeus, bastando ver a percentagem do PIB que cada país da Europa destina à ajuda internacional àquele continente.

"Lembro também que está lançado o caos na Síria, no Irão, no Afeganistão, no Iraque, e mais recentemente temos também problemas na fronteira da Ucrânia com a Rússia", disse.

No entender do presidente da AMI, a Europa olha para estas situações, marca reuniões extraordinárias, mas "nada acontece".

"Mais uma vez, nós na Europa olhamos para estas questões com indiferença. Depois, fala-se em cimeiras extraordinárias quando um barco afunda mas, repito, isto é só o início. Ainda vai ser muito, muito pior", concluiu.

Segundo dados da ONU, a confirmar-se a morte dos imigrantes desaparecidos no naufrágio de sábado, desde o início do ano terão morrido em águas do Mediterrâneo cerca de 1.600 pessoas, as quais se somam às mais de 3.500 que perderam a vida em 2014.

A União Europeia vai realizar hoje uma reunião de urgência dos seus ministros do Interior e dos Negócios Estrangeiros para debater a situação.

DD (SP/AG/PSP) // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.