PSD de Coimbra aplaude restruturação do sector da água

| Política
Porto Canal / Agências

Coimbra, 10 abr (Lusa) - O presidente do PSD/Coimbra, Maurício Marques, aplaudiu hoje a reestruturação do setor da água em Portugal, anunciada na quinta-feira pelo Governo, argumentando que ela comporta "grandes benefícios" para os municípios e "mais ainda" para os cidadãos.

Em declarações à agência Lusa, Maurício Marques disse ainda que a restruturação do grupo Águas de Portugal, com agregação de 19 sistemas em cinco empresas regionais, "permite criar sustentabilidade ao setor".

"Se nada fosse feito, parte das empresas seria inviável a breve trecho. Grande parte das empresas estava em declínio financeiro e ia entrar em colapso", afirmou.

Maurício Marques disse ainda que "pela primeira vez" existe um Governo que se preocupa com o interior do país, numa alusão à anunciada decisão da tutela em fazer convergir as tarifas, nos próximos cinco anos, até se atingir um sistema de tarifa única entre litoral e interior do país.

"Há um Governo que se preocupa em levar água mais barata aos municípios do interior do país e isso tem de ser enaltecido", sustentou o líder distrital de Coimbra do PSD.

No final da reunião do Conselho de Ministros de quinta-feira, o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, afirmou que a criação de sistemas multimunicipais de abastecimento de água e saneamento do Norte, Centro Litoral e Lisboa e Vale do Tejo irá promover uma "harmonização tarifária" entre o interior e o litoral.

O governante referiu ainda que esta "importância da coesão territorial" se traduz na própria localização das sedes sociais das novas empresas, ficando a Águas do Norte S.A. em Vila Real, a Águas do Centro Litoral, SA, em Coimbra e a Águas de Lisboa e Vale do Tejo na Guarda.

Maurício Marques considerou, a esse propósito ser "motivo de manifesto orgulho" a sede da Águas do Centro Litoral ficar localizada em Coimbra, uma "mais-valia para o distrito e região".

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.