Municípios das Águas de Douro e Paiva avançam para tribunal contra reforma do sector

Municípios das Águas de Douro e Paiva avançam para tribunal contra reforma do sector
| Política
Porto Canal

Os municípios da Área Metropolitana do Porto acionistas na Águas de Douro e Paiva decidiram hoje avançar para tribunal contra a reforma do setor concluída na quinta-feira pelo Governo.

O presidente do Conselho Metropolitano do Porto, o social-democrata Hermínio Loureiro, afirmou que "tendo em conta as questões relevantes das últimas horas a opção política passa pelo caminho dos tribunais para defesa da posição" dos municípios acionistas.

Durante a reunião do órgão, Hermínio Loureiro adiantou ainda que os municípios acionistas vão solicitar a marcação de uma nova assembleia-geral da Águas de Douro e Paiva tendo em conta que na quinta-feira o representante do Estado na empresa abandonou a reunião.

O presidente do órgão acrescentou que vai contactar o presidente da Câmara de Felgueiras, que lidera a Associação de Municípios do Vale do Sousa, também acionistas da empresa, para que façam uma ação judicial conjunta.

O Governo concluiu na quinta-feira a reforma do setor das águas, que passa por "um fortíssimo emagrecimento" do grupo Águas de Portugal, agregando 19 empresas regionais em cinco entidades e reduzindo custos em 2.700 milhões de euros.

+ notícias: Política

Governo propôs suplemento de missão para PSP e GNR entre 365 e os 625 euros

O Governo propôs esta quinta-feira um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".