SINTAP alerta que 131 trabalhadores na requalificação podem ser despedidos num ano

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 fev (Lusa) - O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) afirmou hoje que 131 trabalhadores em regime de requalificação podem ser despedidos num ano, defendendo que a Direção da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA) ganhe competências para os recolocar.

O SINTAP reuniu-se hoje com a INA, onde reiterou a "firme oposição a um regime que nunca deveria ter sido criado" e defendeu que "o Governo deve atribuir à INA as competências necessárias para que seja feita uma rápida recolocação dos trabalhadores" que se encontram em regime de requalificação.

Na reunião, o SINTAP reafirmou "a sua indignação" perante o processo em curso no Instituto da Segurança Social, "tendo em conta que cerca de 20%, num total de 11 docentes e 120 assistentes operacionais, dos mais de 600 trabalhadores que foram empurrados para esta injusta situação correm o sério risco de serem despedidos após o primeiro ano".

O regime de requalificação prevê a colocação de funcionários públicos em inatividade, a receberem 60% do salário no primeiro ano e 40% nos restantes anos.

Os funcionários com vínculo de nomeação, anterior a 2009, podem ficar na segunda fase, até à aposentação, porque não podem ser despedidos, mas os funcionários com contrato de trabalho em funções públicas, posterior a 2009, podem enfrentar a cessação do contrato, se não forem recolocados noutro serviço público no prazo de um ano.

"O SINTAP não pode aceitar que se mantenham trabalhadores e trabalhadoras num regime que conduz à redução salarial, à inatividade e, em última instância, ao despedimento, contribuindo para uma progressiva degradação da dignidade e das suas condições de vida e respetivas famílias", reitera o sindicato, num comunicado enviado às redações.

Para o sindicato, "a probabilidade de despedimento destes trabalhadores aumenta quando constatado que, em todo o ano de 2014, apenas foram recolocados cerca de 100 trabalhadores de um universo de cerca de 800 do anterior regime de mobilidade especial".

Por outro lado, acrescenta o comunicado, a diretora-geral da INA, Mafalda Lopes do Santos, "referiu que a entidade que dirige necessita de ver melhoradas as suas competências para tornar mais eficiente essa recolocação, já que também que as entidades e organismos da Administração Pública deem conta das suas necessidades de pessoal".

"É urgente operar uma mudança drástica de política, devendo o Governo acabar com a requalificação, definindo outros mecanismos de mobilidade interna entre carreiras, órgãos e serviços, evitando desse modo a inatividade e os despedimentos", reiterou o SINTAP.

SP (SMS/ND) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.