Segurança Social obrigada a retirar funcionária do regime de requalificação

Segurança Social obrigada a retirar funcionária do regime de requalificação
| País
Porto Canal (DYG)

O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Coimbra obrigou, na sequência de uma providencia cautelar, o Instituto de Segurança Social (ISS) a reintegrar funcionária enviada no passado mês de Dezembro para o regime de requalificação, antes conhecido como mobilidade especial.

A sentença, divulgada na passada semana, é a primeira, das dezenas de providencias cautelares intentadas pelos 630 funcionários que passaram à requalificação, a ser tornada pública.

A funcionária, uma educadora de infância, foi colocada na requalificação por extinção do seu posto de trabalho mas a defesa alegou que o posto de trabalho suprimido fora ocupado por outra técnica, que passou a desempenhar funções idênticas.

O ISS informou o jornal Público, que foi mencionado em cinco processos pelo TAF de Coimbra mas não revelou a totalidade dos funcionários que apresentaram providências cautelares para invalidarem a sua ida para a requalificação. Este regime, que coloca funcionários públicos em inactividade, acarreta um corte de 40% no salário no primeiro ano e 60% nos seguintes anos.

A funcionária já estará reintegrada no seu posto de trabalho e deverá continuar até decisão final da acção principal. A providência cautelar trata-se de um processo de carácter urgente que visa apenas evitar uma "lesão grave dificilmente reparável", não resolvendo o problema na integra - neste caso a questão da ilegalidade do envio para o regime de requalificação. O juiz atribuiu maior relevância aos interesses da funcionária, actualmente divorciada e com um filho estudante ao seu cuidado, do que aos citados pelo ISS.

A Segurança Social já anunciou que vai recorrer da decisão do TAF de Coimbra.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.