Grécia/Eleições: Patrões europeus esperam do novo Governo negociações realistas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 26 jan (Lusa) -- A associação que representa as entidades patronais europeias espera que o novo Governo grego esteja de forma realista nas negociações com a Europa e considerou que as decisões do BCE e a baixa do petróleo e do euro ajudam o país.

"Estamos confiantes de que o novo primeiro-ministro, Alexis Tsipras, agirá de forma responsável e realista nas próximas conversações, respeitando os compromissos europeus acordados pelo Governo grego", afirmou em comunicado o diretor-geral da Business Europe, Markus Beyrer.

Segundo o responsável pela associação europeia dos patrões, de que a AIP - Associação Industrial Portuguesa faz parte, as empresas europeias veem com bons olhos o processo de reformas levado a cabo pela Grécia nos últimos anos, pelo que "deve continuar" até porque já surgiram os "primeiros resultados positivos".

Além disso, afirmou, "as recentes decisões do BCE [Banco Central Europeu], o baixo preço do petróleo e o enfraquecimento do euro podem ajudar a Grécia no seu caminho para a recuperação económica".

Alexis Tsipras tomou hoje posse como primeiro-ministro da Grécia após a vitória nas eleições legislativas de domingo do seu partido, o Syriza.

O partido de esquerda, que rejeita as medidas de austeridade impostas pela 'troika', ganhou as eleições gerais na Grécia, com 36,3% dos votos, elegendo 149 deputados, dois abaixo dos 151 necessários para garantir maioria absoluta.

Para formar Governo, o Syriza entendeu-se com os Gregos Independentes, partido nacionalista que conseguiu 13 deputados no parlamento.

IM (PSP) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.