Presidente francês felicita Alexis Tsipras pela vitória

| Mundo
Porto Canal / Agências

Paris, 26 jan (Lusa) -- O Presidente da França, François Hollande, felicitou, esta noite, Alexis Tsipras pela sua vitória nas eleições gerais na Grécia e sublinhou a sua intenção de manter a "estreita cooperação" entre Paris e Atenas.

Em comunicado, difundido pelo Palácio do Eliseu, Hollande recordou a amizade que une a França e a Grécia e manifestou vontade de continuar essa cooperação "ao serviço do crescimento e da estabilidade da zona euro".

O chefe de Estado francês também expressou o desejo de que a continuidade dessa relação bilateral se leve a cabo tendo em conta "o espírito de progresso, solidariedade e responsabilidade", um conjunto de valores que, como frisou, é partilhado pelas duas nações.

O partido anti-austeridade Syriza, liderado por Alexis Tsipras, obteve uma clara vitória nas eleições gerais realizadas este domingo na Grécia.

Quando estavam contados 95% dos boletins de voto, encontrava-se a dois deputados de conseguir a maioria absoluta.

De acordo com os dados disponíveis na página na Internet do Ministério do Interior da Grécia, às 03:11 (01:11 de Lisboa), o Syriza, com 36,37% dos votos, elegia 149 deputados, menos dois do que os 151 necessários para conquistar a maioria absoluta.

Os conservadores da Nova Democracia, atualmente no poder, registavam 27,81%, o que corresponde a 76 deputados. O terceiro partido mais votado foi o neonazi Aurora Dourada, com 6,29% e 17 deputados.

Segue-se o partido centro-esquerda To Potami (O Rio), com 6,04% dos votos e 17 deputados.

Depois surgem os comunistas do KKE, com 5,49% e 15 deputados, os Gregos Independentes (direita nacionalista), com 4,73% dos votos e 13 deputados e os socialistas do Pasok, com 4,66% dos votos e 13 deputados.

DM (CSJ) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.