Tsipras quer negociar "nova solução viável" que beneficie todos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Atenas, 25 jan (Lusa) -- Alexis Tsipras, líder do partido vencedor das eleições de hoje na Grécia, Syriza, afirmou que quer negociar com os credores do país uma "nova solução viável que beneficie todos" e deixe para trás a "desastrosa austeridade".

"O novo governo está disposto a colaborar e a negociar, pela primeira vez, com os nossos parceiros uma solução justa, viável, duradoura, que beneficie todos", disse Tsipras no discurso de vitória frente à Universidade de Atenas.

O líder do partido de esquerda assegurou que "não vai haver confrontação" e que a Grécia "vai desiludir todas as Cassandras dentro e fora do país", referindo-se à personagem da mitologia grega que previu a guerra de Tróia e as desgraças a ela associadas, mas acabou desacreditada.

"A Grécia avança com otimismo numa Europa em mudança", disse Tsipras perante 8.000 apoiantes, número estimado pelo partido.

"Estamos conscientes de que os gregos não nos deram um cheque em branco. (...) Temos perante nós uma ocasião importante para a Grécia e para a Europa", disse.

Sobre a negociação com os credores -- a 'troika' formada pela União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional -, o líder do Syriza disse estar disposto a "um diálogo sincero" e a apresentar "um plano nacional e um plano sobre a dívida".

O programa económico do Syriza prevê, entre os seus principais pontos, o fim das medidas de austeridade e a renegociação da dívida pública da Grécia, correspondente a 175% do Produto Interno Bruto (PIB).

"Hoje, não há vencedores nem vencidos. A nossa prioridade é fazer face às feridas da crise, fazer justiça, romper com os oligarcas, o sistema e a corrupção", disse Tsipras.

MDR // PNG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial