"O povo escreveu História e deixa austeridade para trás"

"O povo escreveu História e deixa austeridade para trás"
| Mundo
Porto Canal

Alexis Tsipras, líder do partido vencedor das eleições gregas, Syriza, afirmou hoje que "o povo grego escreveu História" e "deixou a austeridade para trás".

"É um sinal importante para uma Europa em mudança", disse Tsipras perante milhares de pessoas que se juntaram na praça em frente da Universidade de Atenas.

"O veredicto do povo grego significa o fim da 'troika'", a estrutura de supervisão da economia da Grécia constituída pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional que desde 2010 avalia as medidas de austeridade impostas a troco de empréstimos de 240 mil milhões de euros.

Tsipras, 40 anos, afirmou que "o povo deu um mandato claro" ao Syriza, "depois de cinco anos de humilhação" e assegurou que vai negociar com os credores uma "nova solução viável" para a Grécia.

O partido anti-austeridade Syriza obteve uma clara vitória nas eleições gerais de hoje na Grécia com 35,9% dos votos, quando estão contados 50% dos boletins.

De acordo com estes dados, oficiais, o Syriza elege 148 deputados, menos três que os 151 necessários para a maioria absoluta.

Os conservadores da Nova Democracia, atualmente no poder, obtiveram 28,3%, o que corresponde a 78 deputados, e o terceiro partido mais votado foi o neonazi Aurora Dourada, com 6,4% e 17 deputados.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.