Vitória do Syriza coloca preços do petróleo em baixa no mercado asiático

Vitória do Syriza coloca preços do petróleo em baixa no mercado asiático
| Mundo
Porto Canal

Os preços do petróleo estavam em queda hoje no mercado asiático, na sequência da vitória do partido anti-austeridade Syriza nas eleições gerais de domingo na Grécia.

O barril de "light sweet crude", para entrega em março, cedia 45 cêntimos para 45,14 dólares, nas primeiras transações, enquanto o de Brent do Mar do Norte, para entrega no mesmo período, perdia 35 cêntimos, até aos 48,44 dólares norte-americanos.

"Os preços do petróleo caíram na abertura. Acreditamos que esta queda inicial foi provocada pelas eleições na Grécia", comentou Daniel Ang, analista da Phillip Futures, em Singapura.

"Nós assistimos, inclusive, a um rasgo de pânico na abertura do mercado. Mas, pouco depois, os preços recuperaram", acrescentou, em declarações à agência noticiosa francesa AFP.

Hoje, em Tóquio, o euro também atingiu mínimos de 11 anos face ao dólar.

A baixa do euro, moeda partilhada por 19 países da União Europeia, incluindo a Grécia, é atribuída pela agência France Presse ao crescimento dos riscos de incerteza económica na Europa.

O Syriza, partido anti-austeridade de esquerda, obteve uma clara vitória nas eleições gerais de domingo na Grécia. Quando estavam contados 95% dos boletins de voto, encontrava-se a dois deputados de conseguir a maioria absoluta.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.