Bruxelas contraria previsões do Governo e espera crescimento de 1,3% em 2015

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas prevê que a economia portuguesa cresça apenas 1,3% em 2015, abaixo dos 1,5% previstos pelo Governo na proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano entregue no dia 15 de outubro na Assembleia da República.

De acordo com as previsões económicas de outono hoje divulgadas pelo executivo comunitário, a Comissão Europeia revê também em baixa as previsões que havia feito em maio quando apontava para um crescimento de 1,5%.

"A recuperação da economia portuguesa está a sofrer com o abrandamento da procura externa. Em resultado, o crescimento vai dever-se cada vez mais do consumo privado. Um regresso a um crescimento baseado na procura interna pode por em risco a redução dos desiquilíbrios externos", alerta a Comissão Europeia.

Bruxelas recorda que a economia portuguesa é "ainda fortemente dependente do ambiente económico europeu" e que o setor privado continua "altamente endividado".

A Comissão estima ainda que o PIB cresça 0,9% este ano (menos 0,1 pontos do que o previsto pelo Governo) e 1,7% em 2016.

Também a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), num relatório conhecido há uma semana, apresentava uma estimativa de crescimento da economia portuguesa de 1,3% no próximo ano.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.