Japão autoriza uso de medicamentos experimentais contra o Ébola

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 09 out (Lusa) - O Governo japonês vai permitir o uso de medicamentos experimentais contra o Ébola, desenvolvidos por empresas nipónicas e que já foram testados em vários países, apesar de nenhum ter sido aprovado pela Organização Mundial de Saúde.

O Ministério da Saúde está a elaborar um plano específico para autorizar o uso de fármacos no caso de se diagnosticarem contágios no país e se os pacientes se responsabilizarem, noticia a televisão NHK.

Os medicamentos serão administrados a eventuais doentes que tenham dado a sua autorização depois de informados dos efeitos secundários observados na fase de testes.

O antigripal Avigan, elaborado por laboratórios do grupo japonês Fujifilm, é um dos poucos usados atualmente de forma experimental para tratar o Ébola, ainda que a sua efetividade não tenha sido provada clinicamente, nem a sua utilização autorizada pela Organização Mundial de Saúde.

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.