Ébola: Venezuela pede à Alba reunião de urgência para rever protocolos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 09 out (Lusa) - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou quarta-feira ter solicitado uma reunião de emergência dos países membros da Aliança Bolivariana para os Povos da América (ALBA) para rever os protocolos de prevenção contra o vírus Ébola.

"Propus que se faça uma reunião muito rápida, integral, de urgência, dos ministros de Saúde dos países da ALBA para passar revista aos protocolos e estabelecer uma cooperação integral próxima, para estarmos preparados e combater (...) o Ébola", disse Nicolás Maduro.

Nicolás Maduro falava numa cerimónia de graduação de médicos comunitários, durante o qual explicou que a Venezuela tomou as medidas e fez o "suficiente" investimento para evitar a chegada do Ébola ao país.

"Já temos os equipamentos e o protocolo aprovado, todo o sistema de segurança, para evitar a chegada do Ébola. Apelo a todo o país para colaborar com o sistema público de saúde, nos aeroportos e fronteiras", disse.

Nicolás Maduro frisou ainda que "é um dever" dos Governos da América Latina que têm "sistemas de saúde mais protegidos" coordenar e preparar as medidas.

O chefe de Estado considerou ainda que a reunião poderia ter lugar, "de maneira imediata", em Caracas ou em Havana, e que "há muitas teorias sobre como apareceu esse estranho vírus hemorrágico" que, segundo a Organização Mundial da Saúde, já provocou mais de 3.400 mortos e infetou a mais de 8.000 pessoas na África Ocidental.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.