Juízes pedem explicações ao Ministério da Justiça sobre anomalias no Citius

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 set (Lusa) -- A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu hoje explicações ao Ministério da Justiça sobre os problemas que estão a afetar o acesso à plataforma informática Citius, disse à agência Lusa o presidente da Associação.

"Em função da constatação de que, em grande parte dos tribunais do país, o sistema Citius está limitado no exercício das suas funções, ou seja, só pode ser utilizado parcialmente nalguns e, noutros, ainda não pode ser, nós estamos seriamente preocupados e pedimos explicações ao Ministério da Justiça", frisou o presidente da ASJP, Mouraz Lopes, à agência Lusa.

"Pedimos explicações ao Ministério da Justiça sobre o que é que se estava a passar", disse, escusando-se a adiantar mais pormenores.

Esta preocupação foi manifestada pelo responsável da Associação Sindical dos Juízes depois de, ao terceiro dia da entrada em vigor do novo mapa judiciário, persistirem as anomalias de acesso ao sistema informático Citius, que serve magistrados, funcionários judiciais e advogados.

Segundo Mouraz Lopes, "na grande maioria dos tribunais (...), apenas é permitido o acesso limitado à plataforma informática a determinadas funções e não a todas".

Em alguns casos, explicou, é permitido o acesso ao juiz, noutros casos é permitido apenas o acesso aos processos.

"Enfim, não está integralmente [a funcionar] e depende de comarcas para comarcas", referiu, frisando que "na generalidade das comarcas as funções essenciais não estão disponíveis".

A título de exemplo, disse que "todo o Algarve, Castelo Branco e Matosinhos" estão sem acesso ao Citius, notando haver outras comarcas nas mesmas circunstâncias.

Em entrevista segunda-feira ao Jornal da Noite, da SIC, a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, afirmou que "há 200 anos que não se fazia uma reforma" destas na Justiça e sublinhou que o novo desenho judiciário, com 23 comarcas e novos modelos de gestão com objetivos, sob "escrutínio público", foi muito "pensado e discutido".

A ministra reiterou que o novo mapa judiciário assegura maior especialização da Justiça para o interior do país e refutou que haja populações que distem "mais de 59 quilómetros do novo tribunal".

"A distância maior face ao que existia é de 59 quilómetros. Foi tudo equacionado em termos de transportes e até medido o tempo para percorrer a distância", acentuou, lembrando que "havia tribunais em que o juiz só ia lá de 15 em 15 dias".

CP/FC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).