Mapa judiciário: Bloco de Bragança denuncia "mais um atentado" ao distrito

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 03 set (Lusa) -- O Bloco de Esquerda (BE) de Bragança classificou hoje o novo mapa judiciário como "mais um atentado" ao distrito e "um duro golpe às populações do interior".

Com a entrada em vigor, na segunda-feira, da reforma do sistema judicial, cinco dos onze antigos tribunais do Nordeste Transmontano foram transformados em secções de proximidade.

Para os bloquistas de Bragança, "o encerramento e a reconversão de alguns tribunais em secções de proximidade não são mais que artimanhas para fechar serviços do Estado, põem em causa o exercício da cidadania e a vida em democracia".

"Ainda ninguém provou que será mais fácil, mais racional e menos dispendioso, para julgamentos não muito complexos, deslocar réus ou arguidos, testemunhas e advogados, em vez de senhores juízes e outros elementos da chamada máquina judicial", alega o partido num comunicado enviado hoje às redações.

O BE "opõe-se de forma frontal contra a extinção dos tribunais ou a conversão de outros em secções de proximidade, que é a mesma coisa, porque significa um empobrecimento da vida democrática".

"E se partirmos do princípio de quem pouco tem nada se pode tirar, este é mais um duro golpe para as populações do interior que irá agudizar as suas condições de vida e contribuir decisivamente para mais migração, despovoamento e efetiva desertificação humana", acrescenta.

O Bloco de Bragança acredita que "este é um processo que não é irreversível" e defende que "a reabertura dos tribunais encerrados impõe-se para bem da justiça, da igualdade e da própria vida democrática".

"Todos sabemos que a democracia tem bases fundamentais que decorrem da sua natureza, como são a participação e a igualdade de tratamento, entre outras, e alguns dos valores essenciais sobre os quais assenta são a Justiça e a Segurança", argumentam ainda os bloquistas.

Com o novo mapa judiciário, Bragança fica apenas com uma comarca na sede de distrito onde serão julgados todos os crimes punidos com penas de prisão superiores a cinco anos e ações superiores a 50 mil euros.

Bragança dista mais de cem quilómetros de alguns concelhos do sul de distrito, nomeadamente Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo.

Dos onze antigos tribunais, cinco passaram a secções de proximidade, nomeadamente Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Vimioso, Miranda do Douro e Vinhais.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.