Carta Municipal de Habitação do Porto pronta até junho

Carta Municipal de Habitação do Porto pronta até junho
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Ana Francisca Gomes

Inicialmente prevista para o segundo semestre de 2023, a Carta Municipal de Habitação do Porto vai estar concluída até ao final do mês de junho, avançou a autarquia em resposta ao Porto Canal. O novo instrumento de política pública previsto na Lei de Bases da Habitação de 2019 será articulado com o Plano Diretor Municipal (PDM).

“A longa tradição de intervenção pública na habitação da cidade vai permitir, estou certo, que a Carta Municipal represente uma mudança de paradigma nas políticas habitacionais do Município do Porto. Com a Carta Municipal, vamos poder agregar as diferentes políticas públicas de habitação, existentes e futuras”, afirmou Rui Moreira no Fórum da Habitação que se realizou na Casa da Música em outubro de 2022.

Este é um instrumento que permite planear e ordenar o território em matéria de habitação. A carta inclui um diagnóstico das carências habitacionais no espaço do município, identifica áreas com potencialidades em solo urbanizado expectante, em urbanizações ou edifícios abandonados e em fogos devolutos, degradados ou abandonados.

A conclusão da sua redação chegou a ser apontada para o final do segundo semestre de 2023 pelo vereador que acumula os pelouros da Habitação, Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha. O município espera agora que esteja pronta até ao final do primeiro semestre deste ano.

Problema da habitação “não se resolve com cartas”

Na última reunião da Assembleia Municipal, a 1 de março, esteve em discussão uma alteração à Estratégia Local de Habitação, para que sejam ajustadas algumas soluções previstas, e a Carta não ficou esquecida.

A deputada eleita pelo Bloco de Esquerda Elisabete Carvalho questionou Rui Moreira e o executivo sobre a data prevista para a conclusão deste documento. Em resposta, o autarca afirmou que “não se revolve com cartas” a “tarefa dantesca” que é o problema da habitação.

“Tenho esperança que o próximo Governo olhe para a habitação com menos cartas”, atirou Moreira.

Maior parque habitacional municipal do país

Segundo dados apresentados por Pedro Baganha no final de 2023, o parque habitacional do município do Porto dispõe atualmente de 13.062 fogos. Número esse que deverá crescer 12,5% após serem concluídos oito projetos que a autarquia tem em curso e que vão acrescentar 1610 novas habitações.

Entre os novos projetos destacam-se as operações urbanísticas de Lordelo do Ouro (291 fogos), Monte Pedral (388 fogos) e Monte da Bela (232 fogos), mas também a reabilitação de imóveis devolutos e construção nova (433 fogos), pelas empresas municipais. Os projetos da ilha da Lomba (47 fogos), Eirinhas (80 fogos), Bairro do Leal (54 fogos) e Faria Guimarães (85 fogos) foram também elencados pelo vereador.

Dos fogos já existentes, entre habitação social e acessível, 12.853 estão sob a gestão da empresa municipal Domus Social, 75 sob a gestão da Porto Vivo, SRU e 134 destinados ao programa Porto com Sentido.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).