Câmara do Porto adianta que Carta Municipal da Habitação concluída em 2023

Câmara do Porto adianta que Carta Municipal da Habitação concluída em 2023
| Norte
Porto Canal / Agências

O vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, afirmou hoje estar já em curso a elaboração da Carta Municipal da Habitação, com previsão de estar concluída no segundo semestre do próximo ano.

“O município já iniciou o trabalho e está a ser feito. Não teremos a Carta Municipal de Habitação antes da segunda metade do próximo ano”, afirmou Pedro Baganha, durante a reunião do executivo.

Após questionado pela Vereadora do BE, Maria Manuel Rola, que substituiu Sérgio Aires na reunião, o vereador do Urbanismo salientou que a 21 de outubro está previsto um congresso “destinado a discutir o que é uma carta municipal da habitação”, dada a “ausência de definição legal” da mesma.

Em setembro de 2020, Pedro Baganha adiantava, em reunião de executivo, não estarem reunidas as condições para a elaboração da Carta Municipal de Habitação por a legislação complementar e regular da Lei de bases da Habitação não ter sido, à época, publicada.

De acordo com a Lei de Bases da Habitação, em vigor desde 01 de outubro de 2019, este documento habilita o município a recorrer ao reforço das áreas destinadas a uso habitacional nos Planos Diretores Municipais, ou outros planos territoriais, e a condicionar operações urbanísticas privadas ao cumprimento das metas definidas na Carta Municipal de Habitação para habitação permanente e a custos controlados.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.