Maioria dos professores com prova validada escreveu texto com erros de português

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 ago (Lusa) - A maioria dos professores que realizaram a prova de avaliação docente escreveu um texto com erros ortográficos, de pontuação e de sintaxe, revelam hoje dados divulgados pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).

A prova, que permite o acesso à carreira docente para professores contratados com menos de cinco anos de serviço, foi feita em dois momentos, a 18 de dezembro e a 22 de julho.

De acordo com o IAVE, num total de 10.220 provas validadas, e especificamente na parte do exame correspondente à escrita de um pequeno texto, 62,8% por cento das respostas dos candidatos acusaram um ou mais erros ortográficos, 66,6%, um ou mais erros de pontuação, e 52,9%, um ou mais erros de sintaxe.

O Instituto de Avaliação Educativa não exemplifica, com casos concretos, os erros dados.

Em comunicado, precisa, no entanto, que 30% das respostas registaram um a dois erros ortográficos, 14,8% cinco ou mais e, acima de 10%, três ou quatro erros.

No caso dos erros de pontuação, a percentagem de cinco ou mais erros sobe para 20,1%.

Quanto aos erros de sintaxe, o IAVE salienta que 17% dos candidatos deram três ou mais erros e, acima de 30%, um ou dois erros.

Segundo o Instituto de Avaliação Educativa, a prova de avaliação docente foi superada por 8.747 professores. Um total de 1.473 reprovou.

O IAVE destaca que 37,2% dos candidatos não deram erros ortográficos, 33,4% não apresentaram erros de pontuação e não se verificaram erros de sintaxe em 47,1%.

O exame, apenas com componente comum, visou, nomeadamente, avaliar o raciocínio lógico e crítico e a capacidade de comunicação correta em língua portuguesa.

ER // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.