Sindicato da PSP lamenta que Comando do Porto esteja sem comandante

Sindicato da PSP lamenta que Comando do Porto esteja sem comandante
| Porto
Porto Canal/Agências

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) lamentou esta quarta-feira que os comandos metropolitanos de Lisboa e Porto da PSP, os dois maiores do país, estejam sejam comandantes, apesar de já terem sido nomeados há um mês.

“Não faz qualquer sentido, se não havia disponibilidade de o comandante estar disponível para assumir o cargo, o anterior não saía”, disse à Lusa o presidente da ASPP, Paulo Santos, criticando o facto de ainda não terem tomado posse os novos comandantes do comando metropolitano de Lisboa e do Porto da Polícia de Segurança Pública.

Paulo Santos acrescentou que a situação é mais grave em Lisboa, o maior comando do país, uma vez que o número dois está de férias.

“O comandante de Lisboa é o maior do país e merece ter uma atenção especial. Aquilo que criticamos é terem sido feitas essas nomeações e ainda não terem tomado posse”, precisou, frisando que esta situação “põe em causa e compromete a imagem da PSP”.

O presidente do maior sindicato da PSP questiona ainda a forma como a gestão de topo na PSP é encarada, sustentando que “todos os dias há problemas por resolver” na polícia, o que coloca constrangimentos não existir um comandante.

As mudanças do comando metropolitano de Lisboa e Porto da PSP surgem após José Barros Correia ter tomado posse como novo diretor da Polícia Segurança Pública e ter escolhido Paulo Pereira, ex-comandante de Lisboa, como inspetor nacional, e Paula Peneda, ex-comandante do Porto, como diretora nacional adjunta de recursos humanos, que tomaram posse a 22 de setembro.

A 08 de setembro, Pedro Neto Gouveia é nomeado para comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP e Fiães Fernandes é nomeado dois dias depois para comandante do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, mas ainda não tomaram posse.

+ notícias: Porto

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Antiga presidente de mutualista do Porto nega ter desviado mais de 200 mil euros

A antiga presidente de uma associação mutualista do Porto, acusada de ter desviado mais de 200 mil euros entre 2017 e 2019, afirmou esta segunda-feira em tribunal que nunca usou dinheiro da instituição para proveito próprio.

Proteção Civil do Porto alerta para dificuldades em recrutar para combate a fogos

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, Marco Martins, alertou esta segunda-feira para a “enorme dificuldade” em recrutar pessoas para o combate aos incêndios no verão, o que pode levar a que hajam menos equipas no terreno.