Advogados querem prisão da deputada bolsonarista Carla Zambelli

Advogados querem prisão da deputada bolsonarista Carla Zambelli
| Mundo
Porto Canal

O pedido foi dirigido ao Supremo Tribunal Federal do Brasil e surge depois da deputada bolsonarista ter perseguido, de arma em punho, um homem negro no centro de São Paulo.

O Grupo Prerrogativas, um colectivo formado por advogados, professores e artistas, pediu ao Supremo Tribunal Federal do Brasil para formalizar a emissão de um mandato de prisão para Carla Zambelli. Uma atitude que surge depois de no passado sábado a deputada federal ter sido filmada a perseguir, de arma em punho, um homem negro pelas ruas de São Paulo, o jornalista Luan Araújo.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o grupo de advogados quer que seja instaurado um inquérito policial à deputada do Partido Liberal, apoiante de Jair Bolsonaro, pelos alegados crimes de disparo de arma de fogo, ameaça e eventual lesão corporal. Pedem também a apreensão das armas de Zambelli e da sua equipa para perícia e suspensão do porte das respectivas armas – inclusive a do segurança da deputada, que disparou durante a perseguição, em plena rua.

A Polícia Civil confirmou que o segurança disparou a arma, mas ainda não foi identificada a sua identidade. O jornal Folha de S.Paulo avança no entanto que o segurança foi libertado, depois de ter pago uma fiança no valor do salário mínimo brasileiro (1212 reais, o que corresponde a 229 euros). De acordo com a própria Carla Zambelli, o segurança é um polícia militar que a costuma acompanhar.

De arma em punho

A deputada brasileira Carla Zambelli, aliada muito próxima do Presidente, Jair Bolsonaro, perseguiu um homem com uma arma nas mãos, numa rua em São Paulo, no sábado, véspera da segunda volta das eleições presidenciais.

Zambelli, que foi reeleita deputada nas eleições legislativas de 02 de outubro, afirmou num vídeo divulgado nas suas redes sociais que agiu dessa forma porque supostos apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a "cercaram" e a "atacaram" quando ela saía de um restaurante.

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.