Município de Vila Real lança operação contra vespa asiática

Município de Vila Real lança operação contra vespa asiática
| Norte
Porto Canal

O município de Vila Real está a combater a expansão da vespa asiática, também conhecida como vespa velutina. O projeto GESVESPA DOURO, liderado pela CIM Douro e financiado pelo POSEUR 2014/20, está em pleno andamento, com a colocação estratégica de armadilhas em todo o concelho.

Estas armadilhas foram colocadas em locais específicos para capturar as vespas fundadoras, que emergem da hibernação e são responsáveis pela formação dos ninhos definitivos, identificados pela população. Além disso, a deteção e eliminação dos ninhos primários já começaram. Os ninhos, de tamanho pequeno, com cerca de 10 cm de diâmetro, são encontrados principalmente em áreas urbanas e abrigadas, como alpendres e garagens.

Alexandre Favaios, vice-presidente e vereador da Proteção Civil, destacou a importância dessas ações: "A deteção precoce destes ninhos é crucial para reduzir o número de ninhos definitivos durante a temporada de reprodução da espécie. Até agora, já foram instaladas 43 armadilhas das 200 planeadas".

A Vespa Asiática representa uma ameaça para as abelhas e outros insetos polinizadores nativos, sendo uma preocupação crescente na região. Portanto, as atividades do projeto GESVESPA visam prevenir a propagação desta espécie invasora, através da deteção, vigilância e controlo contínuos.

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.