Eleições viram: Lula da Silva ultrapassa Bolsonaro com 67,76% dos votos contados

Eleições viram: Lula da Silva ultrapassa Bolsonaro com 67,76% dos votos contados
| Mundo
Porto Canal

Lula da Silva está à frente nas eleições presidenciais do Brasil com menos de 1 ponto percentual de diferença de Bolsonaro na preferência dos eleitores, quando se aproxima da contagem final de votos.

Lula começou na frente das eleições, mas foi rapidamente ultrapassado por Jair Bolsonaro, que foi o primeiro candidato a ultrapassar a marca de um milhão de votos, num momento em que 1,64% dos votos estavam apurados.

 

Durante os primeiros 40 milhões de votos, Bolsonaro manteve-se à Lula por 700 mil votos, cerca de 3 pontos percentuais. No estrangeiro, a generalidade da Europa e dos eleitores emigrados teve preferência pelo Partido dos Trabalhadores com 56,73% para Lula e 43,27% para Bolsonaro.

Os primeiros dados divulgados para o Brasil dizem respeito às regiões Sul e Sudeste, segundo informações do TSE após a primeira volta, alegando que a transmissão dos resultados, recolhidos a partir das urnas eletrónicas, é mais rápida naquelas zonas.

Só depois é que começam a ser contabilizados os votos do Centro-Oeste e, por fim, os boletins dos estados das regiões Nordeste e Norte, zonas que são bastiões do Partido dos Trabalhadores (PT, esquerda), do candidato Lula da Silva.

Na primeira volta, Jair Bolsonaro começou por ter mais votos que Lula da Silva e só quando estavam contabilizados três quartos das mesas de voto é que o candidato de esquerda passou a liderar a contagem.
As urnas de voto fecharam hoje às 17h (20h em Lisboa) no Brasil.

 

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.