"Hoje, a mensagem é de esperança e reconstrução". Lula da Silva é oficialmente Presidente do Brasil

"Hoje, a mensagem é de esperança e reconstrução". Lula da Silva é oficialmente Presidente do Brasil
Reuters
| Mundo
Porto Canal

Luiz Inácio Lula da Silva regressou este domingo à Presidência do Brasil, após 12 anos, sucedendo a Jair Bolsonaro. A tomada de posse aconteceu numa cerimónia na capital do país, Brasília, sob fortes medidas de segurança.

O novo presidente do Brasil agradeceu, no seu primeiro discurso como chefe de Estado, todo o apoio e voto do povo brasileiro. Lula da Silva começou por realçar que a democracia foi "a grande vitoriossa nesta eleição".

Ao longo do seu discurso, Lula da Siva, manifestou a sua vontade em "fazer um Brasil que seja de todos" e destacou que "hoje, a mensagem é de esperança e reconstrução". 

"Vamos garantir o primado da lei" e "democracia para sempre" foram duas promessas que Lula da Silva frisou no seu discurso deste domingo.

Antes de procederem à sessão da tomada de posse no Congresso, foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao ex-futebolista brasileiro, Pelé, e ao Papa emérito Bento XV.

Numa das presidenciais mais polarizadas e disputadas de sempre no Brasil, Lula da Silva venceu Jair Bolsonaro por menos de 2 pontos percentuais e pouco mais de 2 milhões de votos e regressa ao Palácio do Planalto 11 anos depois.

Acompanhe em direto o discurso do 39.º Presidente do Brasil.

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.