Rangel diz que desemprego é "muito alto" mas há um "progresso muito bom"

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 19 mai (Lusa) - O cabeça de lista da Aliança Portugal, Paulo Rangel, afirmou hoje que está a haver "uma consistente descida do desemprego", e que apesar de continuar "muito alto" tem registado um "progresso bom".

"Está a haver uma consistente descida do desemprego", afirmou Paulo Rangel aos jornalistas, após uma visita ao hospital de Viseu, com o primeiro candidato do CDS-PP, Nuno Melo.

Rangel foi confrontado com os dados divulgados hoje pelo Eurostat, segundo os quais a taxa de emprego em Portugal fixou-se, em 2013, nos 65,6%, no grupo entre os 20 e os 64 anos, ainda aquém do objetivo de 75% para 2020.

Segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), a taxa de emprego em Portugal tem praticamente mantido, desde 2002, uma tendência em baixa.

"Não há um mês, desde abril de 2013, em que o desemprego não esteja a cair. Neste momento está a haver criação líquida de emprego em Portugal, agora, não é suficiente para recuperar os níveis que tínhamos há cinco ou seis anos atrás", disse.

Para Paulo Rangel, "é preciso é não ver as coisas ao contrário, é preciso passar a mensagem certa".

"Se me perguntar ou perguntar ao Nuno Melo qual é a maior preocupação que tem neste momento, tenho a certeza que nós coincidimos na resposta: é o desemprego, porque continua muito alto, mas ter baixado de 17,7% para 15,1%, num ano, é já um progresso bom", afirmou, sublinhando que a coligação PSD/CDS-PP tem "como prioridade um programa europeu para ao crescimento e para o emprego".

ACL // PGF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.