Cristas discorda de eficácia da taxa sobre produtos nocivos

Cristas discorda de eficácia da taxa sobre produtos nocivos
| Política
Porto Canal

A ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, indicou hoje que não acredita que uma nova taxa sobre produtos nocivos para a saúde vá melhorar os hábitos dos portugueses.

“Não mudei de opinião nestes quase três anos à frente do ministério e não me parece que seja por aí que as coisas vão mudar”, referiu Assunção Cristas, durante uma audição na Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, que está a decorrer.

A ministra acrescentou que é “sensível a um apelo para o consumo moderado do álcool”, tal como a medidas para combater o consumo de tabaco, mas não acredita que seja através de uma nova taxa.

Assunção Cristas respondia a questões levantadas por um deputado do PS, Miguel Freitas, e sublinhou que prefere não discutir matérias sobre as quais não houve ainda decisão, uma vez que “a questão não foi discutida em Conselho de Ministros nem foi adotada nenhuma medida”.

No início da semana passada, Assunção Cristas já tinha classificado a nova taxa como uma “não questão”, secundando assim as declarações do ministro da Economia, Pires de Lima.

“Não há taxa. É uma ficção, um fantasma que nunca foi discutido em Conselho de Ministros e cuja especulação só prejudica o funcionamento da economia”, tinha declarado Pires de Lima ao jornal Público.

A intenção do Governo avançar com uma taxa sobre produtos nocivos para a saúde tinha sido anunciada pela ministra das Finanças há duas semanas, a seguir ao Conselho de Ministros.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.