Lista das repartições de finanças a fechar será conhecida na 12ª avaliação

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 abr (Lisboa) - A Comissão Europeia reafirmou hoje que o Governo vai encerrar metade das repartições locais de finanças até maio e que a lista dos serviços a fechar vai ser publicada na 12.ª avaliação regular ao programa de resgate.

"O plano para fechar 50% das repartições locais de finanças vai ser anunciado na 12.ª avaliação. As autoridades [portuguesas] estão comprometidas em identificar e em publicar, por ocasião da 12.ª avaliação, a lista as repartições locais de finanças que vão ser encerradas no final de maio", escreve a Comissão Europeia no relatório da 11.ª revisão ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF), hoje divulgado.

O encerramento das repartições locais de finanças gerou já críticas por parte de vários autarcas e responsáveis do poder local, tendo o presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP), Manuel Machado, afirmado que o eventual encerramento de metade das repartições de finanças do país seria uma medida "precipitada e perigosa".

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, afirmou na terça-feira que as referências ao encerramento de 50% das repartições de Finanças não são vinculativas e que tudo está ainda em discussão.

O encerramento destes serviços, refere a Comissão, "faz parte da reforma da administração fiscal desde o início do programa, mas sofreu vários atrasos".

Outra medida prevista é o reforço do número de inspetores da administração fiscal em "pelo menos 30% do pessoal total", segundo o documento da Comissão Europeia, que refere que "o processo de recrutamento está em curso e que o [número] limite deve ser alcançado antes da 12.ª avaliação".

O Orçamento do Estado para 2014 previa já a contratação de 1.000 novos inspetores tributários pela Administração Tributária (AT), uma medida que deveria ter tido efeitos práticos a partir de 01 de janeiro de 2014.

ND // VC

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.