Bruxelas considera "anedóticas" informações sobre reforma do arrendamento

Bruxelas considera "anedóticas" informações sobre reforma do arrendamento
| Política
Porto Canal

A Comissão Europeia (CE) caracterizou hoje como "anedótica" a informação existente sobre a reforma do arrendamento urbano, ao ter, por exemplo, limitação geográfica, segundo o seu relatório sobre 11.ª avaliação ao programa de resgate.

Referindo os dados disponibilizados, a CE inscreveu no seu relatório que a informação "é anedótica na sua natureza, limitada no seu alcance geográfico e que pode sofrer enviesamentos em diversos sentidos, o que torna difícil tirar conclusões fiáveis sobre o mercado de arrendamento português como um todo".

A CE defendeu, por isso, a necessidade de reforçar o "acompanhamento e avaliação da reforma do arrendamento urbano, com base em dados mais precisos e consistentes sobre os principais indicadores do mercado imobiliário, como a evolução dos níveis de renda, a duração média de novos contratos e o número de contratos encerrados".

Para alcançar esse objetivo, devem ser feitos maiores esforços para integrar os dados de todas as fontes disponíveis, lê-se.

Ao questionar-se a qualidade da informação disponível, o organismo referiu que se deve "considerar fortemente" a realização de estudo/inquérito periodicamente para garantir o acompanhamento contínuo do impacto da reforma.

Estes dados também podem servir para avaliar a dimensão da economia paralela no mercado de arrendamento.

No quadro das ações que deviam estar terminadas até ao 4.º trimestre de 2013, ou seja no âmbito da 11ª avaliação, a CE inscreveu a análise extensa do funcionamento do mercado imobiliário, relembrando ter sido apresentada informação com falta de dados "quantitativos imparciais e confiáveis".

A instituição considerou que o impacto da reforma precisa de ser "exaustivamente avaliado".

O novo quadro legal neste setor foi "agora totalmente implementada" e vários intervenientes no mercado, nomeadamente os representantes dos vários setores na comissão de monitorização da reforma, indicaram que esta reforma "começa a mostrar um impacto significativo", nomeadamente, com o gradual aumento dos níveis de renda em contratos antigos (anteriores a 1990).

Outros sinais do impacto são a diminuição dos níveis da renda para os novos contratos, já que há mais casas a serem colocadas no mercado, e uma maior mobilidade dos inquilinos.

Porém, a informação foi considerada "anedótica".

A Comissão Europeia informou ainda sobre a realização de um estudo do mercado paralelo no mercado da habitação, pela 12.ª avaliação, com vista à redução da evasão fiscal.

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".