Governo vai considerar expansão do programa de privatizações

Governo vai considerar expansão do programa de privatizações
| Política
Porto Canal

O Governo vai considerar a expansão do programa de privatizações para incluir "ativos adicionais para venda ou concessões", segundo o relatório da Comissão Europeia sobre a 11.ª avaliação regular ao programa de resgate português, hoje divulgado.

O "Governo irá considerar a expansão do programa de privatizações para incluir ativos adicionais para venda ou concessões", lê-se no documento, segundo o qual, até janeiro de 2014, as privatizações tinham gerado um encaixe de cerca de 8,7 mil milhões de euros, acima do objetivo definido no memorando de entendimento inicial (5,5 mil milhões de euros).

"O programa de privatização deverá continuar além do final do programa de ajustamento económico e incluir as restantes participações [que o Estado detém] na REN e nos CTT, na EGF, na TAP, na CP Carga", abarcando também as concessões de transportes de Lisboa e Porto e as linhas ferroviárias suburbanas, segundo o documento.

Ainda no que respeita às privatizações, é recordado no documento que foi alcançado o acordo para a venda de 80% da Caixa Seguros à companhia chinesa Fosun International e reiterado que o Governo continua a "procurar ativamente compradores" para o grupo TAP, cuja venda espera relançar no decorrer deste ano.

No documento é também referido que a reestruturação das empresas públicas de transportes em Lisboa e no Porto "está em curso" e que a concessão a privados deverá avançar até ao final de abril de 2014.

O executivo comunitário afirma que "o programa de privatizações no contexto do programa de ajustamento económico [português] pode ser considerado bem-sucedido".

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.