Dois pescadores portugueses do naufrágio das Astúrias tiveram alta hospitalar

| Norte
Porto Canal / Agências

Os dois pescadores portugueses que se encontravam hospitalizados em Gijón, nas Astúrias (Espanha), depois do naufrágio do pesqueiro "Mar Nosso", receberam alta hospitalar e vão regressar de imediato a Portugal, segundo fonte da cooperativa de armadores de Marín.

"Os dois tripulantes portugueses que estavam internados já receberam alta e vão a caminho de casa", avançou à agência Lusa Juan Carlos Martín, presidente da cooperativa de armadores de Marín, um município na província galega de Pontevedra, que serve de porto-base para o "Mar Nosso".

Estes dois pescadores foram internados devido à hipotermia grave que sofreram ao cair à água por causa do naufrágio da embarcação.

A tripulação do barco, de 32 metros de comprimento e 183 toneladas, era constituída por 12 homens – cinco galegos, todos resgatados com vida, e sete portugueses, dos quais três morreram e dois continuam desaparecidos.

Os pescadores são naturais das Caxinas, Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.

Entretanto, prosseguem as buscas dos serviços de salvamento marítimo "por ar e mar" para tentar encontrar os dois pescadores portugueses que continuam desaparecidos, revelou Juan Carlos Martín.

"O barco foi ao fundo quando estava a ser rebocado e encontra-se agora a 170 metros de profundidade", adiantou a mesma fonte.

Quanto aos três pescadores portugueses que faleceram, as autópsias aos cadáveres estão a ser feitas em Oviedo e, quando estiverem concluídas, "serão trasladados para Portugal", afirmou o responsável da cooperativa de armadores de Marín.

O objetivo é "repatriar ainda hoje os cadáveres", caso seja possível despachar toda a documentação necessária para o efeito, de acordo com Juan Carlos Martín.

O responsável disse ainda que as famílias dos três pescadores falecidos e dos dois pescadores desaparecidos vão a caminho de Gijón, numa carrinha fretada pela cooperativa de armadores.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.