Três desaparecidos de naufrágio nas Astúrias são portugueses

Três desaparecidos de naufrágio nas Astúrias são portugueses
| Norte
Porto Canal

Os três pescadores que estão desaparecidos na sequência do naufrágio do pesqueiro de bandeira portuguesa "Mar Nosso", hoje nas Astúrias, são portugueses, indicam as autoridades espanholas.

Segundo María Ramallo, autarca da localidade de Marín, na Galiza, - onde o pesqueiro estava baseado - as autoridades resgataram sete tripulantes com vida, a totalidade da tripulação espanhola (cinco pessoas) e dois portugueses. Também já foram recuperados os corpos de dois pescadores portugueses, as únicas vítimas mortais confirmadas.

Fonte da cooperativa de armadores de Marín tinha confirmado que a tripulação do navio era formada por sete portugueses e cinco espanhóis. Dos sete tripulantes resgatados com vida, quatro estão hospitalizados (dois portugueses e dois espanhóis).

Uma porta-voz do Salvamento Marítimo disse à Lusa que a primeira informação sobre o acidente com o "Mar Nosso" foi transmitida por um outro pesqueiro, o "Mar da Galega" que, às 13:08, disse ter resgatado sete tripulantes e que um outro navio, o "Kika" resgatou dois corpos.

As operações de busca dos três tripulantes desaparecidos estão a ser coordenadas pelo Centro de Salvamento Marítimo de Gijón com vários navios, incluindo pesqueiros que estão na zona, a participar, apoiados por um helicóptero da junta da Galiza.

Um helicóptero do Salvamento Marítimo transportou os cadáveres dos dois tripulantes mortos para Gijón.

O naufrágio do "Mar Nosso" ocorreu ao iniciou da tarde por razões ainda desconhecidas, quando o mar estava em boas condições e horas depois de ter saído do porto de Avilés.

Este foi o segundo naufrágio com um navio de bandeira portuguesa na Astúrias este ano, depois de a 10 março ter naufragado o pesqueiro "Santa Ana", num acidente que causou oito mortos: quatro espanhóis, dois portugueses e dois indonésios.

Na ocasião, sobreviveu apenas um dos nove tripulantes, um espanhol.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.