Cinco dos sete portugueses do pesqueiro que naufragou nas Astúrias são das Caxinas

| Norte
Porto Canal

Cinco dos sete portugueses da tripulação do pesqueiro com bandeira portuguesa e armador espanhol "Mar Nosso", que hoje naufragou a 20 milhas norte de Navia, nas Astúrias, são das Caxinas, Vila do Conde.

Fonte da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar (APSHM), sediada na Póvoa de Varzim, referiu à agência Lusa que o pesqueiro, construído em 1972 e com 32 metros, está matriculado em Viana do Castelo.

Os familiares dos cinco pescadores das Caxinas estão, esta tarde, reunidos com o presidente da associação, José Festas, para obter informações sobre o incidente.

O naufrágio causou pelo menos dois mortos, estando três tripulantes ainda desaparecidos e tendo sido resgatados com vida outros sete, segundo o balanço anteriormente feito à Lusa pelo Salvamento Marítimo em Gijón.

Dados da composição da tripulação -- constituída por sete portugueses e cinco galegos - foram confirmados pela cooperativa de armadores de Marin, um município na província galega de Pontevedra, que serve de porto-base para o "Mar Nosso".

Uma porta-voz do Salvamento Marítimo disse à Lusa que a primeira informação sobre o acidente com o "Mar Nosso" foi transmitida por um outro pesqueiro, o "Mar da Galega" que às 13:08 disse ter resgatado sete tripulantes e que um outro navio, o "Kika" resgatou dois corpos.

As operações de busca dos três tripulantes desaparecidos estão a ser coordenadas pelo Centro de Salvamento Marítimo de Gijón com vários navios, incluindo pesqueiros que estão na zona, apoiados por um helicóptero da junta da Galiza.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.