Senado russo ratifica acordo que anexa Crimeia

Senado russo ratifica acordo que anexa Crimeia
| Mundo
Porto Canal

A câmara alta do parlamento russo ratificou hoje por unanimidade o acordo que anexa a Crimeia e Sebastopol à Rússia, um dia depois de decisão idêntica na Duma, a câmara baixa.

Os 155 senadores do Conselho da Federação (senado) presentes votaram a favor do acordo de adesão assinado na terça-feira pelo Presidente russo, Vladimir Putin, e pelos líderes da Crimeia e Sebastopol.

Com a aprovação pelo Senado, o processo parlamentar para incorporar a península ucraniana da Crimeia e o porto de Sebastopol na Federação Russa fica completo, e fica apenas a faltar a promulgação das leis correspondentes pelo Presidente.

Existe mesmo a possibilidade de Putin cumprir esse requisito ainda hoje, já que o ministro dos Assuntos Exteriores, Serguei Lavrov, disse na quinta-feira que a incorporação da Crimeia e do porto de Sebastopol na Federação Russa ficaria juridicamente formalizada esta semana.

Antes da votação hoje no senado, Lavrov dirigiu-se aos legisladores para sublinhar que o termo "anexação" da Crimeia à Rússia é ofensivo para os habitantes da península.

"Quando se utilizam termos como anexação, considero que se ofende os cidadãos da Crimeia e o seu direito a expressar a sua vontade", disse Lavrov, em referência ao referendo em que 97% dos eleitores se pronunciaram a favor da reunificação com a Rússia.

O ministro deu por encerrada a discussão sobre a pertença da Crimeia à Federação Russa quando disse que o estreito de Kerch, que separa a península do território continental russo, já não é objeto de negociações com a Ucrânia sobre a delimitação das águas territoriais no Mar Negro e no Mar de Azov.

"Definitivamente, o estreito de Kerch já não pode ser sujeito de negociações", disse Lavrov.

+ notícias: Mundo

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.