Putin ratifica anexação da Crimeia à Rússia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Moscovo, 21 mar (Lusa) -- O Presidente russo, Vladimir Putin, confirmou hoje a anexação da Crimeia à Rússia, depois de a câmara alta do parlamento ter ratificado por unanimidade o acordo, apesar da condenação internacional.

Numa cerimónia no Kremlin, transmitida pela televisão, Putin assinou os documentos legais e recebeu depois uma ovação em pé pelos deputados, que cantaram o hino nacional russo.

"Hoje vivemos um acontecimento sério e importante. Hoje estamos a completar os procedimentos legais com a adição da Crimeia e de Sebastopol à Rússia", afirmou Putin.

"Quero felicitar todos os habitantes deste país, cidadãos russos, e os habitantes da Crimeia e de Sebastopol por este evento marcante -- sem qualquer exagero", acrescentou.

O Presidente russo assinou na terça-feira o acordo inicial, que foi depois ratificado pelas câmaras baixa e alta do parlamento, uma formalidade realizada em pouco tempo.

O acordo cria duas novas regiões administrativas russas: Crimeia e a cidade portuária de Sebastopol, onde está baseada a frota russa no Mar Negro.

Putin deixou um aviso aos deputados: "Temos muito trabalho pela frente para adaptar a Crimeia ao sistema legal russo, bem como à economia russa e à esfera social", disse, pedindo-lhes que garantam que a transição é feita de forma "indolor e benéfica para os russos e os crimienses".

JH // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.