Covid-19: DGS atenta à situação de Itália e resto do mundo

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 fev 2020 (Lusa) - A diretora-geral da Saúde, Graças Freitas, admitiu hoje estar atenta à situação em Itália e no resto do mundo tendo em conta os novos focos de infeção pelo coronavírus Covid-19, salientando que o nível atenção se mantém inalterado.

"Neste momento estamos atentos à situação em Itália. Houve mais casos detetado mas também foram tomadas medidas de contenção e isolamento", disse Graça Freitas, em declarações à Lusa.

As infeções pelo novo coronavírus em quatro regiões do norte de Itália elevam-se a 132, depois de realizadas análises a cerca de 3.000 pessoas com sintomas suspeitos, informou hoje o presidente da Proteção Civil italiana, Angelo Borrelli.

Graça Freitas adiantou ainda que os médicos deverão "estar atentos aos sintomas das pessoas e aos seus percursos nos últimos 14 dias" quando se desloquem ao médico por doença.

"Se alguém vier de uma zona afetada, nesta caso o norte de Itália, entram em contato com a linha de apoio ao médico. Faz-se uma nova história clínica nova triagem e se forem validados como suspeitos são enviados para um hospital de referência", explicou a responsável.

Graça Freitas reiterou que a Direção Geral de Saúde vai "estar atenta ao evoluir da situação em Itália e no resto do mundo, pois há outros países com foco neste momento, como o Irão e a Coreia".

"Mas, por enquanto, o nosso procedimento, tirando alargar este radar a outras áreas, o procedimento mantém-se o mesmo", frisou.

As autoridade japonesas confirmaram hoje que o português Adriano Maranhão, canalizador no navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao coronavírus Covid-19, disse à Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros numa nota enviada à agência Lusa avançou ter sido "confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa deu teste positivo. A família está informada, assim como o próprio".

De acordo com a mesma fonte, o ministério está a "insistir junto das autoridades locais para que se proceda à sua transferência para o hospital de referência", no Japão.

Em declarações à Lusa, Graça Freitas lembrou ainda que os cinco tripulantes portugueses presentes no navio "foram testados ao longo do tempo" e só este caso é que se confirmou positivo.

O coronavírus Covid-19 surgiu em dezembro em Hubei, no centro da China, país onde estão registados, a nível continental, 76.936 casos, 2.442 dos quais mortais.

O segundo país mais afetado é o Japão, com 769 casos (três dos quais mortais), incluindo pelo menos 364 no cruzeiro Diamond Princess, onde no sábado foi detetada a infeção de um cidadãos português.

Segue-se a Coreia do Sul, com 556 casos, cinco dos quais mortais.

Itália surge em quarto lugar dos países e territórios com mais casos, registando 132 casos de infeção por Covid-19, dois deles mortais.

RCP // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.