Ucrânia: UE disposta a reduzir taxas aduaneiras com benefício de 500 ME/ ano para Kiev

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 11 mar (Lusa)- O presidente da Comissão Europeia propôs hoje uma redução das taxas aduaneiras para os produtos ucranianos, que vigorará para já até novembro e beneficiará a economia do país em cerca de 500 milhões de euros por ano.

"Esta proposta é uma medida concreta de apoio à Ucrânia, que espero que possa agora ser adotada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho e aprovada antes do último plenário [abril], para entrar em vigor em junho", afirmou José Manuel Durão Barroso, durante uma conferência de imprensa conjunta com o comissário europeu do Comércio, Karel de Gucht, em Estrasburgo.

O líder do executivo comunitário sustentou que esta proposta, que "não é um substituto do acordo comercial" que ficou "congelado" no fim de 2013 e que Bruxelas continua a querer assinar com Kiev, vai potenciar as exportações ucranianas e apoiar "a estabilização financeira e económica" do país.

Barroso referiu ainda que Bruxelas continua a trabalhar no pacote global de apoio macrofinanceiro à Ucrânia, de cerca de mil milhões de euros, e que esta medida "é apenas uma parte".

Já Karel de Gucht disse que esta medida vai abranger principalmente o setor agrícola, industrial, têxtil e químico e que nalguns casos a descida das taxas aduaneiras é quase total.

O comissário europeu assinalou que esta proposta contém algumas "restrições" de forma a "impedir abusos" por parte de países terceiros.

Interrogado por um jornalista sobre se a Crimeia também é abrangida por esta nova medida, Karel de Gucht respondeu: "A Crimeia é parte da Ucrânia, portanto vai beneficiar destas reduções. Mas asseguraremos que as regras de origem dos produtos serão respeitadas. Produtos russos vindos através da Crimeia serão excluídos desta medida".

ATF // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.