Putin conversou com Merkel e Cameron sobre crise e referendo na Crimeia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 09 mar (Lusa) - O presidente russo, Vladimir Putin, discutiu a crise na Ucrânia e o referendo na Crimeia em conversas telefónicas com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou hoje o Kremlin.

Os dirigentes "trocaram pontos de vista sobre os esforços possíveis da comunidade internacional para regularizar" a situação na Ucrânia, esclareceu o Kremlin, em comunicado hoje emitido e noticiado pela AFP.

Em novembro, o anterior presidente ucraniano, Víktor Yanukóvich, negou-se a assinar, no último momento, um acordo de comércio livre com a UE, o que gerou grandes protestos em Kiev que acabaram por levar à queda do executivo.

A crise ucraniana agudizou-se recentemente com os movimentos das tropas russas na Crimeia e com o anúncio de um referendo para a anexação desta península ucraniana à Rússia, agendado para 16 de março, numa altura em que as tropas russas tentam tomar o controlo das instalações estratégicas da região.

ND // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.