Ucrânia: Reino Unido avisa que intervenção russa na Crimeia "é erro de cálculo grave"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Londres, 09 mar (Lusa) - A incursão russa na Crimeia é um "erro de cálculo grave" e Moscovo poderá deparar-se com consequências económicas de grande dimensão, a menos que seja encontrada uma solução diplomática, avisou hoje o secretário de Estado britânico dos Negócios Estrangeiros.

William Hague alertou que os países europeus poderão deixar de se abastecer com gás russo e passar a fazê-lo com os Estados Unidos ou qualquer outro lugar, como forma de protesto contra as ações de Moscovo.

Numa entrevista à televisão britânica BBC, o responsável afirmou que o referendo sobre a reunificação com a Rússia, convocado pela Crimeia para 16 de março, surge "ridiculamente rápido".

"O mundo não será capaz de o encarar como um referendo livre ou justo", sublinhou, rejeitando a ideia de que Moscovo não está preocupado com a reação do Ocidente quanto às suas ações na Crimeia.

"Penso que eles (os russos) se preocupam com a reação internacional. Essa reação é forte", disse.

Hague avisou, por isso, que a não ser que seja encontrada uma solução diplomática "haverá graves consequências económicas e comerciais", que poderão passar pelo congelamento de vistos e proibições de viagens, situações que iriam "ser levadas muito a sério pelos indivíduos em questão".

"É por estas questões que considero que [a intervenção na Ucrânia] tem sido um grave erro de cálculo", sustentou.

Embora ainda não tenha havido confrontos armados, Hague avisou que a falta de progressos nas negociações torna esse perigo real.

JMG // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.