Ucrânia: Primeiro-ministro ucraniano visita Estados Unidos esta semana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 09 mar (Lusa) - O primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, vai deslocar-se aos Estados Unidos esta semana por causa da crise na península separatista da Crimeia, onde as tropas russas estão numa intervenção não reconhecida por Moscovo.

"A reunião do Governo [ucraniano] na próxima quarta-feira vai ser dirigida por Vitali Yarema [primeiro vice-primeiro-ministro] porque eu vou viajar para os Estados Unidos para manter contactos de alto nível" com o objetivo de estabilizar a situação na Ucrânia, disse Yatseniuk, ao inaugurar hoje um Conselho de Ministros extraordinário.

Antes do encontro, Yatseniuk participou numa homenagem frente ao monumento de Taras Shevchenko, poeta e herói ucraniano, por ocasião dos 200 anos do seu nascimento.

"Esta é a nossa terra. Por esta terra deram o seu sangue os nossos pais e avós. E não vamos ceder nem um milímetro da terra ucraniana", afirmou o primeiro-ministro da Ucrânia.

A república autónoma da Crimeia, habitada maioritariamente por falantes de russo, convocou um referendo para dia 16 de março sobre a anexação da península ucraniana à Rússia, numa altura em que as tropas russas tentam tomar o controlo das instalações estratégicas da região.

ND // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.