Obama e Rajoy conversam sobre a crise na Ucrânia ao telefone

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 11 mar (Lusa) - O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, conversaram, esta segunda-feira, ao telefone sobre a crise desencadeada pela intervenção militar russa na península ucraniana da Crimeia.

"Os dois líderes rejeitaram o referendo proposto na Crimeia por constituir uma violação à Constituição da Ucrânia e sublinharam que todas as decisões sobre o futuro deste país devem incluir o Governo de Kiev", informou, esta segunda-feira, a Casa Branca, em comunicado.

Obama e Rajoy comprometeram-se a continuar "em estreita coordenação", a fim de delinear a estratégia a seguir no âmbito da crise da Ucrânia a par com os seus aliados internacionais.

Na conversa telefónica, Obama transmitiu a Rajoy a sua satisfação pela "postura unitária" dos Estados Unidos e da União Europeia após a intervenção russa na Ucrânia, um conflito sobre o qual ambos voltaram a expressar a sua "profunda preocupação".

Os dois líderes insistiram ainda na ideia de que o destacamento militar russo na Ucrânia figura como uma "clara violação" da lei internacional, reafirmando o seu apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia.

A conversa telefónica de Obama e Rajoy ocorre depois da visita, em janeiro, do Presidente do Governo espanhol a Washington e no âmbito da ronda de contactos do Presidente norte-americano com os seus aliados internacionais com vista a encontrar uma saída diplomática para a crise na Ucrânia.

O Ocidente acusou a Rússia de um golpe de força na Crimeia, península separatista pró-russa do sul da Ucrânia que, no domingo, deverá votar num referendo sobre a sua anexação à Rússia e cujo controlo escapa, neste momento, às novas autoridades de Kiev.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.