Porto da Póvoa de Varzim adere a modelo de previsão de ondas e correntes costeiras

| Norte
Porto Canal / Agências

Póvoa de Varzim, 28 de fev (Lusa) - O porto da Póvoa de Varzim junta-se, desde hoje, ao da Figueira da Foz no projeto do Instituto Hidrográfico "Qual é a tua onda? nos Portos e Aproximações", um serviço de previsão do estado do tempo e do mar, que pode ser acedido na internet.

"Por ser um porto perigoso e com muita atividade este foi o segundo a ser atribuído este produto", defendeu o comandante da Capitania deste porto, Artur Simas Silva.

O serviço que disponibiliza, gratuitamente, a previsão da agitação marítima para as aproximações ao porto local está disponível no portal do Instituto Hidrográfico e pode ser usado por todos, como realçou Artur Simas Silva: "desde pescadores lúdicos a profissionais, passando por desportistas náuticos até ao simples banhista na época balnear".

O objetivo é contribuir para a "segurança da navegação nas zonas de acesso ao porto", reforçou o comandante.

A ferramenta antecipa em 5 dias as condições do estado do mar e é complementada com previsões meteorológicas, previsões de maré e efemérides do nascer e pôr-do-sol.

A informação deve "ser considerada como mais um complemento indicativo no apoio à tomada de decisão dos utilizadores do mar".

Este novo modelo operacional para a previsão de ondas e correntes junto à costa tem por base a batimetria de elevada resolução originada no Instituto Hidrográfico e, além da maré, descreve o estado do mar na faixa costeira e em zonas de interesse público, como portos e praias.

JPYG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.