Municípios do Douro Superior e Planalto Mirandês dão tolerância de ponto no Carnaval

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 28 fev (Lusa) - Os municípios trasmontanos de Mogadouro (PS), Vimioso (PSD) Torre de Moncorvo (PSD), Freixo de Espada à Cinta (PSD) e Vila Nova de Foz Côa (PSD) vão dar tolerância de ponto no dia de Carnaval, informaram hoje as respetivas autarquias.

"Temos de compensar os funcionários de alguma forma pela dedicação que têm demonstrado em prol dos municípios, numa altura em que a conjuntura não favorável aos trabalhadores ", disse à Lusa Nuno Gonçalves, presidente da Associação de Municípios do Douro Superior e também da Câmara de Torre de Moncorvo.

Por seu lado, o presidente da Câmara de Vimioso disse que vai respeitar "uma norma" que está em vigor há já alguns anos no município.

"O Carnaval faz parte da identidade do nosso concelho, havendo muitas aldeias que aproveitam este dia para trabalhos fazer trabalhos comunitários nas respetivas povoações. Tradições que devem ser preservadas.

O ministro da Presidência e Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, anunciou na semana passada que o Governo mantém para este ano o princípio de não conceder tolerância de ponto no Carnaval, dando a entender pouca abertura para alterar a situação após a saída da 'troika'.

Em 2013, Marques Guedes, então como secretário de Estado da Presidência, havia dito que a não tolerância de ponto seria um princípio a manter-se pelo menos durante a aplicação do programa de assistência financeira, que finda este ano.

Este ano, a terça-feira de Carnaval é no dia 04 de março.

FYP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.