Agitação marítima ameaça bar de praia em Moledo

Agitação marítima ameaça bar de praia em Moledo
| Norte
Porto Canal

A agitação marítima está a ameaçar um bar de praia em Moledo, Caminha, obrigando a uma intervenção de emergência já prevista para hoje, face à forte ondulação esperada para esta tarde.

A informação foi confirmada à agência Lusa pelo capitão do porto de Caminha, Gonzalez dos Paços, dando conta que as últimas marés já "limparam" a areia que estava "de volta dos pilares" de um bar na praia de Moledo, naquele concelho.

"Vai ser realizada uma intervenção, pela Câmara, para tentar suster o avanço das águas, tendo em conta o período crítico da ondulação previsto para esta tarde", explicou.

A preia-mar das 16:39 conjugada com a forte agitação marítima faz prever para aquela zona, indicou Gonzalez dos Paços, ondas de mais de sete metros.

O bar em causa serve como apoio de praia e só funciona no período de verão, tendo a situação sofrido um agravamento nas últimas horas, nomeadamente na preia-mar da madrugada de hoje, que aconteceu pelas 04:19.

"Estamos a recomendar às pessoas que evitem a exposição ao perigo, respeitando a sinalização e evitando passeios junto à orla costeira. Vamos promover patrulhas durante o período crítico e se detetarmos pessoas e bens em perigo vamos intervir, em conjunto com a proteção civil municipal", disse ainda o capitão do porto de Caminha.

Além de Moledo, a Polícia Marítima de Caminha vedou nas últimas horas o acesso ao que resta da duna dos Caldeirões, em Vila Praia de Âncora, que voltou a sofrer com a intempérie.

Desde fevereiro que o mar tem vindo a destruir aquela duna, numa área com cerca de sete metros de altura e 100 metros de comprimento, fazendo o rio Âncora encontrar uma nova foz.

A intervenção definitiva no local só deverá arrancar em setembro e vai custar 1,4 milhões de euros.

+ notícias: Norte

Homem atropelado na A7

Um homem com cerca de 45 anos de idade foi atropelado, na tarde desta segunda-feira, na A7, no sentido Guimarães-Famalicão, apurou o Porto Canal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.