Autoridades preveem novos galgamentos do mar na Caparica devido ao mau tempo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 mar (Lusa) -- As autoridades marítimas preveem que se registem novos galgamentos do mar na Costa da Caparica, em Lisboa, na próxima madrugada, na sequência do aviso vermelho emitido para a costa ocidental de ondas que podem chegar aos 9 metros.

"Estamos a prever que o mar possa fazer alguns estragos nos locais mais críticos da nossa área de jurisdição, na frente urbana da Costa da Caparica", disse à Lusa o comandante Cruz Gomes, da capitania do porto de Lisboa.

Segundo adiantou, a zona mais fustigada será "entre a praia do Tarquínio e as praias de S. João, disse o responsável, salientando que a altura mais crítica será a da preia-mar, prevista para cerca das 04:00.

Cruz Gomes afirmou que a capitania já alertou os donos dos estabelecimentos na zona para eventuais galgamentos do mar e referiu que a situação deverá complicar-se entre as 22:00 de hoje e as 06:00 de terça-feira, prevendo-se que a forte agitação marítima possa causar estragos.

"As pessoas já estão avisadas. O parque de estacionamento também deverá ser fustigado com os areais, água e pedras. Aconselhamos as pessoas a não ir à noite para estes locais apesar de por sere durante a noite não estejamos à espera de transeuntes nas zonas", disse.

O comandante disse ainda que as autoridades marítimas vão isolar a zona e acompanhar a situação meteorológica.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sete distritos do continente estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas com 7 a 9 metros.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso vermelho (situação meteorológica de risco extremo) entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 7 a 9 metros de altura.

O IPMA colocou também os distritos de Setúbal, Beja e Faro sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, entre as 15:00 e as 12:00 de terça-feira.

Também a Madeira está sob aviso laranja por causa do estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros de altura entre as 21:00 de hoje e as 04:00 de terça-feira.

Este aviso já levou a capitania do porto do Funchal a emitir um "aviso de agitação marítima forte" para o arquipélago a vigorar até às 18:00 horas de segunda-feira.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.