Ucrânia: Oposição "ultrapassou limites" - Presidente

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 19 fev (Lusa) - A oposição "ultrapassou os limites" na tentativa de chegar ao poder através das ruas e os seus autores serão julgados, disse hoje o Presidente ucraniano, Viktor Ianoukovitch.

"Os líderes da oposição têm vindo a negligenciar o princípio da democracia onde o poder é obtido em eleições e não na rua", começou por dizer Viktor Ianoukovitch.

O chefe de Estado acrescentou que a oposição tinha ultrapassado os limites "ao chamarem a população para pegar em armas".

Viktor Ianoukovitch falava ao país depois dos confrontos de terça-feira terem provocado mais de uma dezena de vítimas mortais no centro de Kiev.

O Presidente ucraniano disse ainda ser uma "flagrante violação" apelar à violência e às armas pelo que os seus responsáveis "serão levados perante a justiça".

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.